Reduzir os gastos públicos é um desafio antigo enfrentado por gestores de diferentes esferas dentro do primeiro setor. Ao longo dos anos, inúmeras ações já foram colocadas em prática a nível municipal, estadual e nacional para gerar economia e melhor aproveitamento das verbas. Uma delas surgiu de forma emergencial e se mostrou extremamente eficaz de diferentes formas.
Com a pandemia do Coronavírus e as restrições de circulação exigidas pela situação, o Governo Federal reduziu em R$ 466,4 milhões os custos públicos no período entre abril e junho a partir do teletrabalho dos servidores e da otimização de recursos que passaram a ter versões digitais.
A digitalização pública tem gerado vantagens cada vez mais potentes tanto para a população como para os governos, que, além de agilizar os processos internos e aumentar a produtividade, ainda podem reduzir custos com a implementação da tecnologia.
Neste artigo, você vai descobrir o que é possível digitalizar dentro de uma gestão pública e conferir ações que vão auxiliar na redução de gastos a partir da digitalização. Acompanhe!
O que é possível digitalizar na gestão pública?
Desde o atendimento da população ao planejamento contábil de um órgão público, é possível contar com soluções digitais que tornam o trabalho mais efetivo, otimizado e, consequentemente, mais econômico para os cofres públicos.
Com os sistemas em nuvem na gestão pública, a presença física dos servidores deixa de ser uma necessidade, gerando redução de custo no deslocamento, na energia, nos materiais de escritório e em outras camadas significativas para o orçamento público.
A comunicação interna, quando digitalizada, passa a ser muito mais ágil, diminuindo ruídos no fluxo de trabalho e contribuindo para que os processos aconteçam com mais velocidade. Dessa forma, a economia também é de tempo para que as tarefas sejam concretizadas.
A assinatura digital é um ótimo exemplo de como a digitalização pode contribuir para a redução de gastos públicos e para a agilidade processual. Com uma solução em nuvem para assinar digitalmente os documentos da gestão pública, é possível aumentar a produtividade, diminuir falhas na tramitação de arquivos e reduzir gastos com papel.
A transformação digital tem revolucionado a gestão pública de municípios e estados, proporcionando, também, mais facilidade e interação com a população, tornando a solicitação de novos serviços e o atendimento muito mais prático, autônomo e funcional.
O Licenciamento Digital de veículos (CRLV-e) é um bom exemplo de como esse processo tem sido importante tanto para a população como para os órgãos públicos. A versão eletrônica do documento possui o mesmo valor jurídico que o documento impresso. Assim, os gastos públicos com a impressão e envio dos documentos são eliminados e o cidadão pode ter acesso a ele de forma rápida pelo portal do Detran.
Veja a seguir, 4 ações que vão te ajudar a reduzir os gastos públicos com o auxílio dos recursos digitais.
Implementar um sistema de gestão pública em nuvem
O sistema em nuvem com foco em gestão pública foi desenvolvido para integrar todas as áreas que compõem a administração de um órgão governamental. Com ele é possível ter maior ganho em produtividade, reduzir os gastos com folha de pagamento e garantir que o serviço seja realizado independente do local, ou seja, torna o trabalho remoto ou híbrido uma possibilidade.
Optar pela assinatura digital
A assinatura digital, além de contribuir para a redução de gastos públicos — pelo fato de substituir o uso de papéis e outros recursos físicos, como pastas, arquivos e tinta para impressão, também auxilia no aumento da produtividade e minimiza os processos burocráticos.
Com integração a outros módulos do sistema de gestão Betha, o recurso Assinaturas da linha No Paper permite que assinaturas de documentos em lote sejam feitas, levando ainda mais agilidade ao processo.
Oferecer protocolos digitais para os cidadãos
A presença física dos cidadãos para solicitar atendimento público pode ser facilmente substituída por soluções de protocolos digitais. Esse tipo de recurso, além de agilizar o fluxo de demandas, oferece mais comodidade à população, já que o início do procedimento é feito de forma automatizada.
Substitua as fichas impressas de acompanhamento médico por aplicativos
Outra forma de implementar ações para a redução de gastos públicos em diferentes cenários, como é o caso da saúde, por exemplo, é substituir as fichas impressas e prontuários físicos por aplicativos que geram históricos de dados.
Assim como o App Saúde Domiciliar da Betha dispensa o uso de fichas impressas, integrado com o sistema de Saúde evita o retrabalho no preenchimento manual de formulários, além de oferecer maior segurança na coleta e manutenção das informações.
Texto por: Betha Sistemas
A Projeta Tecnologia é representante da Betha Sistemas, a maior desenvolvedora de tecnologia para a gestão pública do Brasil. Quer entender mais sobre as possibilidades de redução de gastos públicos a partir da digitalização? Entre em contato com nossa equipe comercial!