agosto 10, 2023

Projeta Tecnologia

Município de Cachoeiras de Macacu investe na modernização da gestão com sistema cloud da Betha.

Em busca de mais eficiência na administração pública, o município de Cachoeiras de Macacu optou por investir no sistema cloud e adequar-se ao SIAFIC.

A adoção de práticas cada vez mais eficientes na gestão pública, fez com que Cachoeiras de Macacu, no Rio de Janeiro, escolhesse a modernidade. A resposta para essa demanda foi o sistema cloud da Betha. Com acesso imediato aos lançamentos contábeis, emissão integrada de relatórios e segurança de dados, a cidade se tornou mais acessível.

Neste conteúdo você irá conhecer os principais benefícios que o município observou desde a adoção dessa plataforma. Além disso, irá compreender o que é o sistema cloud da Betha. Boa leitura!

O que é um sistema cloud?
O cloud é uma tecnologia que oferece soluções digitais como armazenamento, banco de dados, rede, software, análise e inteligência. Tudo isso de forma on-line, com recursos customizáveis e capacidade ajustada conforme a realidade de cada entidade.

Com uma nuvem pública, todo o hardware, software e outras infraestruturas de suporte são de propriedade da prefeitura. Logo, são gerenciadas pelo provedor, podendo acessar esses serviços e controlar a conta apenas usando a internet. Essa prática é indispensável quando pensamos em acessibilidade e economia. Afinal, ao invés de manter informações e serviços em máquinas onerosas e estáticas, o sistema cloud permite que isso seja feito de qualquer lugar.

Entretanto, não basta apenas colocar tudo na nuvem. Para gerar eficiência, é necessário que fatores como a segurança dos dados hospedados, a integração entre ferramentas e a experiência do usuário na implantação sejam priorizadas. Por isso, parcerias como a que fizemos para Cachoeiras de Macacu, com a Projeta Tecnologia, são fundamentais. Através delas realizamos a migração inicial dos sistemas de contabilidade e protocolo para a nuvem com resultados positivos.

Quais os benefícios de um sistema cloud?
Como você viu acima, para refletir em resultados positivos em um município, não basta apenas entregar tecnologia. É a partir da integração desse recurso com segurança, experiência e integração de recursos que os benefícios começam a aparecer. Abaixo, você confere os três principais ganhos de Cachoeiras de Macacu a partir da adoção do sistema cloud Betha.

1. Eficiência do sistema cloud
Se estamos falando em vantagem, o primeiro ponto a se destacar é a eficiência gerada com a migração para o SaaS. Para Vanderson Batista, contador geral de Cachoeiras de Macacu, esse ganho foi nítido. O profissional conta: “através da Contabilidade Geral, conseguimos visualizar todos os lançamentos em receita, despesa e decretos de forma imediata. Emitir relatórios e obter um panorama geral de todos os entes de maneira integrada e em tempo real também se tornou possível”, ressaltou o contador.

2. Segurança e confiança
Outro aspecto altamente valorizado na migração para o sistema cloud da Betha foi a segurança de dados. A secretária municipal de administração, Magda Tiburcio, destacou: “com a nuvem, não tivemos problemas com perda ou corrupção de dados durante uma queda de energia. Isso afetou apenas setores da administração que não tinham esse recurso. Os servidores garantiram a proteção e integridade das informações. Isso dispensa a necessidade de backups constantes ou preocupações com possíveis ataques a HDs ou datacenters locais”, contou Magda.

3. Modernização contínua
O município de Cachoeiras de Macacu enxerga a transição para o sistema cloud como parte de um projeto contínuo de renovação da gestão. Magda afirma: “entendemos que o sistema desktop já não atende mais às nossas necessidades. Nosso grande desafio futuro é migrar totalmente para a nuvem. Acreditamos que essa é a melhor maneira de buscar a modernidade”, afirma a secretária. Dessa forma, a adoção do sistema cloud representa um passo significativo para os novos passos da gestão pública em Cachoeiras de Macacu.

Com eficiência, segurança e a perspectiva de um contínuo aprimoramento, o município mostra-se comprometido com a busca pela excelência na prestação de serviços à população. 

Somos representantes da Betha Sistemas, a maior desenvolvedora de tecnologia para a gestão pública. Alicerçados no poder da transformação digital, estamos comprometidos com a construção de Cidades Inteligentes por meio de uma administração pública eficaz e inovadora.

Para saber mais sobre nossas soluções e como elas digitalizam e impulsionam a gestão pública, clique aqui!

Assista o case completo

plugins premium WordPress